Covid-19 avança em cidades do interior de Minas

Novos casos têm números mais elevados no interior do que na capital mineira e já alcançam quase 200 municípios no estado.

Interiorização do coronavírus foi prevista por Secretarias de Saúde.

Levantamento mostra que o número de notificações de casos da Covid-19 no interior está 7 vezes mais acelerado que na capital mineira. A soma dos casos confirmados da doença nos 34 municípios que fazem parte da região metropolitana de Belo Horizonte já foi ultrapassada pela soma de casos registrados nas cidades do interior de Minas.

A Secretaria de Estado de Saúde já previa essa interiorização da pandemia já que a região metropolitana recebe trabalhadores de vários municípios que podem residir ou não na região em que trabalham. Isso faz com a circulação do vírus seja bem maior em termos territoriais.

Cidades interioranas, como Divinópolis, na região Centro-Oeste, já estão sofrendo com o crescimento dos casos. O município está com 48% dos leitos de UTI ocupados por pacientes diagnosticados com a Covid-19. Assim também acontece em Juiz de Fora, na Zona da Mata, que tem 84% dos leitos já comprometidos.

A interiorização do coronavírus é realidade em todo o país. Uma pesquisa da Fiocruz, com dados do IBGE, mostra que 44% das pequenas cidades, entre 20 e 50 mil habitantes, já possuem casos da Covid-19. Já um levantamento do Portal G1, com dados das Secretarias de Saúde do mês de abril, apresenta um crescimento no número de casos – de 361 para quase 10 mil – e mortes – de 14 para 662 – em cidades com até 100 mil habitantes.