Carrefour compra 30 lojas da Makro e expande seu atacarejo

A transação faz parte de uma estratégia que acompanha a crise econômica e coloca em foco as vendas no atacarejo.

O Grupo Carrefour fechou 2019 com 692 lojas no Brasil.

O Grupo Carrefour adquiriu, no valor de 1,95 bilhão, 30 lojas e 14 postos de combustível operados pela Makro no país. A transação, anunciada em 16 de fevereiro, “é o movimento mais importante do Grupo desde a aquisição do Atacadão em 2007”, segundo o presidente global da gigante francesa, Alexandre Bompard.

Os pontos adquiridos serão integrados à rede Atacadão, que vende no atacado e varejo, e terão as bandeiras convertidas em até 12 meses. Localizados nos estados do Rio de Janeiro, Paraná, Goiás, Bahia, Pernambuco, Ceará, Mato Grosso, Alagoas, Santa Catarina, Pará, Amazonas, Piauí, Sergipe, Rio Grande do Sul, Paraíba e Tocantins, além do Distrito Federal, 22 deles são de propriedade integral e oito alugados.

A negociação representa, segundo especialistas, um investimento de mercado na corrida pela consolidação da empresa em todas as regiões do país. Isso devido ao cenário econômico que exige das grandes massas a busca por menores preços onde o varejo de valor se faz cada vez mais forte.

Assim também o fazem os empreendedores individuais, categoria que representam 50% das vendas do atacarejo, que utilizam esse tipo de ramo para abastecer seus próprios negócios, como: restaurantes, hamburguerias e pizzarias. Ainda é válido pontuar: o Brasil é o segundo maior mercado do Grupo Carrefour, atrás apenas da França.

O CEO do Grupo Carrefour Brasil, Noël Prioux, explicitou que a aquisição, aliada ao crescimento orgânico das 20 lojas Atacadão abertas em 2019, vai representar uma aceleração equivalente a um ano e meio de expansão. A previsão é de um crescimento de 60% nas vendas, além da elevação dos níveis de rentabilidade para padrões similares aos das atuais lojas.